vida

Hospitais abrem 26 vagas para obstetrícia

O ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, anunciou hoje que no próximo ano vão abrir 26 vagas nos hospitais portugueses para obstetras e ginecologistas, dada a falta de profissionais que se faz sentir no sector.

Portugal tem uma grande carência de médicos desta especialidade, o que levou a Ordem dos Médicos a defender há alguns dias o encerramento dos serviços de obstetrícia de certos hospitais.

Luís Filipe Pereira quer resolver o problema, por isso revelou hoje a abertura de novas vagas na área, apesar de admitir que esta medida só dará frutos a longo prazo.

«Neste ano tomei já a decisão de para a obstetrícia e para ginecologia abrir 26 vagas, o que contrasta com o número de 10, 12 que era habitual», revelou na apresentação das Comissões Nacionais da Saúde Materna e Neo-Natal e da Criança e do Adolescente, que decorreu em Lisboa.

«É evidente que só vamos ter resultados daqui a alguns anos, porque demoramos seis a sete anos a formar um obstetra», acrescentou.

Luís Filipe Pereira participou esta segunda-feira na tomada de posse das Comissões Nacionais da Saúde Materna e Neo-Natal e da Criança e do Adolescente, que decorreu em Lisboa.

Redação