vida

Internados dois doentes com bactéria legionela

É preocupante o estado das duas pessoas que estão internadas no Centro Hospitalar de Coimbra com a bactéria legionela. Um dos pacientes está em estado de coma. Ainda não foi detectada a fonte da bactéria.

Duas pessoas infectadas com a bactéria legionela estão, desde a passada semana, internadas no Centro Hospitalar de Coimbra, confirmou esta terça-feira às TSF o delegado regional de Saúde do Centro, José Tereso.

Este responsável diz que se trata de um bancário e de um funcionário da Segurança Social de Coimbra, que, segundo os exames a que foram já submetidos, estão infectados com legionela pneumófila.

«Um dos casos é mais preocupante porque está em estado de coma. Foi internado dia 6 e aguardamos a evolução» sublinha o director.

José Tereso diz que os dois locais de trabalho dos pacientes já foram examinados e que numa avaliação previa não foi detectada a bactéria: «Não há neste momento nenhuma evidência de que possa haver focos de contaminação».

A legionela pneumófila é uma infecção grave nos pulmões, uma espécie de «pneumonia atípica», provocada por aquela bactéria.

O delegado regional de Saúde do Centro adianta que o caso está a ser investigado por duas equipas do Centro Regional de Saúde do Centro e do Laboratório de Zoologia da Universidade de Coimbra.

Uma das questões que os especialistas estão a tentar apurar é se a legionela que atingiu o funcionário da Segurança Social estará ou não relacionada com uma viagem a Espanha, onde esteve quatro dias hospedado num hotel.

A legionela é uma bactéria que se desenvolve sobretudo em águas paradas ou humidade acumulada, a temperaturas amenas, em locais como caldeiras de aquecimento de águas em hotéis ou aparelhos de ar condicionado húmido, utilizados em empresas (os pequenos aparelhos, usados em habitações, são de ar condicionado seco).

Redação