vida

Mortalidade varia 28% entre Verão e Inverno

A mortalidade em Portugal varia 28 por cento entre o Verão e o Inverno. Esta taxa está associada às baixas temperaturas, anunciaram especialistas numa conferência sobre os «Impactos do Frio na Saúde».

«Portugal apresenta o maior índice (28 por cento) de variação da mortalidade entre o Inverno e o Verão, num conjunto de 14 países referenciados, seguido da Espanha e da Irlanda, com 21 por cento», revelou Paulo Nogueira, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que se baseou num estudo de Haeli divulgado este ano.

Segundo uma investigação de Paulo Nogueira e Marinho Falcão, também do Instituto Ricardo Jorge, a referida mortalidade apresenta índices elevados nas zonas de maior isolamento, rurais e mais carenciadas. Esta taxa está igualmente associada a reduzidos níveis sócio-económicos.

Durante a conferência «Impactos do Frio na Saúde», que se realizou em Castelo Branco, o meteorologista Manuel Costa Alves lamentou que em Portugal as vagas de frio não sejam encaradas como situações de emergência a nível da Protecção Civil.

O especialista salientou ainda que os «doentes de riscos devem ser orientados para se protegerem do frio», defendendo medidas legislativas quanto à «construção, forma de isolamento e controlo térmico das habitações».

Redação