vida

Trabalhadores portugueses explorados em Espanha

Perto de cinco mil trabalhadores portugueses são explorados na Espanha. O Sindicato da Construção Civil quer que o Governo português intervenha, ou admite convocar uma greve no país vizinho.

«Os trabalhadores portugueses trabalham 12 horas por dia e sete dias por semana, ganhando salários que não têm nada a ver com os trabalhadores espanhóis», afirmou à TSF Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção Civil.

«Estes ganham 12 ou 13 euros por hora, ou seja, só trabalhando oito horas ganham cerca 2304 euros por mês. Um trabalhador português, que trabalha 12 horas por dia em sete dias, ganha cerca de 1800 euros», comparou.

Além dos salários, os trabalhadores portugueses queixam-se também das condições de alojamento. O Sindicato português conta com o apoio de um sindicato espanhol e admite recorrer à greve se os Governo português e espanhol não se entenderem.

«Caso este problema não se resolva institucionalmente, já há solidariedade da parte dos espanhóis para com os nossos compatriotas. Irá haver uma conferência de imprensa em Madrid e iremos anunciar uma greve se isto não for resolvido em termos diplomáticos», frisou.

Entretanto, o Sindicato da Construção Civil vai pedir uma audiência com os eurodeputados onde vai propor ideias para disciplinar o mercado de trabalho europeu.

Redação