O procurador João Guerra vai pedir exames médicos a todos os arguidos do caso Casa Pia. O objectivo é obter as descrições físicas dos suspeitos. Carlos Cruz e Paulo Pedroso têm exames marcados para esta semana. A defesa do apresentador considera impugnar a ordem do procurador .
Ontem à noite foi conhecido o pedido feito pelo Procurador João Guerra para que o arguido Carlos Cruz realizasse exames médicos no Instituto de Medicinal Legal. Esta manhã, o «Jornal de Notícias» diz que também Paulo Pedroso vai ser submetido a exames, o mesmo devendo acontecer a todos os arguidos do processo.
O procurador João Guerra quer que todos os arguidos sejam submetidos a análises no Instituto de Medicina Legal (IML). O objectivo é chegar às descrições físicas de todos os suspeitos. Fontes ligadas ao processo adiantam que o facto do Procurador requerer estes exames prende-se com o testemunho de alguns dos jovens, que descreveram sinais particulares dos acusados.
Os exames médico-legais em processos de abuso sexual de menores podem ser de todos os tipos: psicológicos, físicos, exames anal e recolha de sangue ou sémen.
As perícias físicas aos arguidos estão previstas na lei e estes não se podem recusar a realizá-las sob pena de incorrerem no crime de desobediência.
Carlos Cruz quer explicações
Este não é um assunto pacífico para os defensores dos arguidos, que apesar de não se oporem aos exames médicos, querem primeiro saber o que vai ser feito e querem ter direito a nomear um especialista para acompanhar as diligências.
Em declarações ao JN, Ricardo Sá Fernandes, advogado de Carlos Cruz, diz que o seu cliente não se vai submeter aos exames de livre vontade, porque quer conhecer primeiro os depoimentos dos jovens que o acusam.
Paulo Pedroso disponível para colaborar
Segundo a TSF apurou junto de fontes ligadas ao processo, Paulo Pedroso está disponível para colaborar com a justiça. A mesma fonte disse ser pena que estes exames não tenham sido pedidos «há mais tempo».
Segundo o JN, Carlos Cruz e Paulo Pedroso deverão fazer exames no IML já esta semana. Hugo Marçal, Jorge Ritto, Ferreira Diniz, Manual Abrantes e António Sanchez deverão receber as notificações nos próximos dias.