vida

Revisores da CP em greve querem segurança

Os revisores da CP das linhas suburbanas de Lisboa fazem esta terça-feira greve entre as 11 da manhã e as cinco da tarde. Os revisores exigem maior segurança no seu trabalho.

José Manuel Oliveira, do sindicato dos trabalhadores ferroviários, entende que é necessário haver um reforço da segurança nas linhas suburbanas de Lisboa, e não só na linha ferroviária de Sintra.

«O que a CP anunciou foram algumas medidas que não sabemos sequer se são pontuais até saber se o ambiente está mais frio», disse José Manuel Oliveira.

«Os seguranças privados, o patrulhamento em algumas áreas (de polícias com cães) é importante, embora achemos , no caso concreto das linhas ferroviárias, que as mesmas não se devem cingir apenas a Sintra. Apesar de ser a mais problemática pensamos que o problema da segurança não se resume apenas a essa linha», frisou.

O sindicato salienta que deveria haver um maior policiamento. «Pode não passar efectivamente só pela polícia nos comboios, mas com outro tipo de policiamento que resultasse para que as pessoas se sentissem seguras», sublinhou.

José Manuel Oliveira, alertou também que se as estações estivessem abertas durante mais tempo, em vez de fecharem «a partir de uma determinada hora» (22:00) haveria uma maior «vigilância prévia antes das pessoas terem acesso aos comboios».

«Do ponto de vista da organização do trabalho, a partir de determinada hora o serviço de revisão devia ser reforçado com brigadas, como forma de se fazer sentir uma maior presença de trabalhadores da empresa», concluiu.

Redação