vida

Governo vai requalificar zona ribeirinha

O Governo vai avançar com as obras de requalificação da zona ribeirinha entre Pedrouços e Cascais, apesar de Lisboa ter perdido a Taça America. José Luís Arnaut recusou-se a revelar os calendários específicos para a realização destas obras.

O ministro-adjunto do primeiro-ministro fez questão de sublinhar que os planos do Governo se mantêm. Arnaut confessou que não sabe quem são os investidores. As entidades encarregues da gestão e o calendário das obras ainda estão por definir.

A Câmara Municipal de Lisboa é uma das entidades envolvidas nesta reconstrução. Os vereadores socialistas da autarquia exigiram hoje durante uma reunião camarária a abertura de um concurso para estas obras e defenderam um amplo debate sobre este projecto.

Santana Lopes secunda agora também esta ideia dos vereadores socialistas. O presidente da Câmara de Lisboa considera que como Lisboa perdeu a oportunidade de realizar a Taça da América, em Vela, para Valência, qualquer requalificação entre a zona da Torre de Belém e Algés tem de respeitar as regras que já existem.

«Quem pretenda fazer seja o que for tem de se sujeitar às regras que estão em vigor», adiantou Santana Lopes. Para o autarca as mudanças de regras ou se aplicam a Lisboa na totalidade ou devem ficar como estão.

Depois de uma negociação com os vereadores socialistas e os do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade a moção que defende um concurso público para a requalificação da zona ribeirinha ocidental entre a Torre de Belém e Algés.

A moção aprovada reconhece ainda o trabalho dos promotores da candidatura portuguesa e felicita também as autoridades e os cidadãos de Valência pela vitória na organização da Taça América.

Redação