O vírus da gripe colocou em alerta cientistas de todo o mundo, uma pandemia pode estar iminente. Os investigadores apostam numa nova tecnologia de vacinas.
Os especialistas dizem que pode ser inevitável um surto de gripe em todo o mundo nos próximos tempos. O alerta partiu dos Estados Unidos: ninguém está preparado para as constantes evoluções do vírus da gripe.
O aviso foi feito por dois investigadores do Hospital Memphis, nos Estados Unidos, segundo os cientistas a pandemia é inevitável e pode estar iminente.
A evolução de certas estirpes pode levar a uma pandemia semelhante àquela que em 1918 matou 40 milhões de pessoas em todo o mundo.
Os investigadores dão como exemplo a gripe das aves que foi transmitida aos humanos que matou duas pessoas na Holanda e em Hong Kong.
A evolução do vírus pode ser a maior ameaça bioterrorista, neste momento, porque, avisam os cientistas, o mundo não está preparado para enfrentar uma catástrofe desta natureza.
De acordo com os médicos, existe uma nova tecnologia de vacinas mas ainda não foi testada num número suficiente de pessoas, além disso as provisões de drogas anti-virais são muito reduzidas.
Em caso de pandemia as drogas anti-virais vão esgotar-se em poucos dias e será necessário recomeçar do zero o que levaria mais de um ano e meio.
Por isso os cientistas do Hospital de Memphis aconselham o armazenamento das drogas anti-virais, novas leis sobre os limites das vacinas e um esforço maior na cooperação internacional.