vida

Resultados do Eurobarómetro são «chocantes»

O comissário nacional de luta contra a Sida confessa-se «chocado» com os resultados do Eurobarómetro, que indica que um em dez portugueses acredita que a Sida pode ser transmitida por um aperto de mão.

«Depois de tantos anos de campanhas, temos de nos consciencializar de que alguma coisa falhou», reconheceu à TSF o comissário nacional de luta contra a Sida.

Meliço Silvestre adiantou ainda que é necessário agora «tentar corrigir aquilo que está mal continuando aquilo que está bem».

Para Meliço Silvestre, «é impensável ouvir esses dados neste momento», mas, sendo reais, «vamos assumir essa responsabilidade de divulgar» mais informações sobre a transmissão da epidemia.

«Ninguém adere a causas que não conheça e por isso é impossível nós não ficarmos traumatizados com esses resultados», acrescentou o comissário nacional.

Segundo o Eurobarómetro, divulgado esta segunda-feira, um em cada sete portugueses acredita que o vírus do HIV pode ser transmitido através de um aperto de mão.

Nesta sondagem os portugueses consideram também que as campanhas de informação sobre a Sida são pouco eficazes.

Meliço Silvestre aproveita o dia de hoje para anunciar que as campanhas vão ser alvo de uma avaliação.

«Vamos tentar fazer a avaliação das campanhas de informação», explicou o responsável, sublinhando que «a auto-avaliação é importante na nossa comissão nacional» e que «a avaliação dos projectos exteriores é já uma realidade».

«Assumimos que todas as campanhas que vão ser feitas vão ter um contexto de avaliação marcado», disse ainda o comissário nacional.

Redação