vida

Médicos de clínica geral podem reforçar urgências

A Administração Regional de Saúde está a ponderar reforçar as urgências nocturnas pediátricas no Hospital Dona Estefânia com médicos de clínica geral. O Hospital de Santa Maria diz que não tem clínicos. O ministro da Saúde garante que há 55 mas só 18 fazem urgências.

A falta de médicos pediatras nas urgências nocturnas do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, será resolvida a breve prazo com recurso a médicos de clínica geral.

Esta solução está a ser estudada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

«A ARSLVT propôs ao Hospital Dona Estefânia algum reforço das equipas nocturnas com médicos de clínica geral, porventura, que tivessem no seu currículo consultas de saúde infantil», explicou Ana Borges, presidente da Administração Regional de Saúde.

«Foi feita uma sondagem junto dos médicos, alguns médicos de clínica geral disponíveis. Está-se a avaliar a situação na Estefânia. Caso seja possível iremos fazer algum reforço das equipas nocturnas a fim de continuar a assegurar os cuidados de saúde com toda a qualidade», acrescentou à TSF.

Santa Maria sem pediatras no próximo fim-de-semana

Ao início da tarde, o director do serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria, Gomes Pedro, deu conta dos problemas que existem neste serviço.

Este responsável referiu que não conseguiu reunir pediatras suficientes para resolver o problema das urgências para o próximo fim-de-semana no Santa Maria e que só tem dois clínicos escalados.

«A ter que haver uma convergência, ela deveria ser feita no hospital que tem as valências que tem um hospital central como o santa Maria, não obrigando as crianças e os seus pais a andar por Lisboa a fazer exames de diagnóstico, para depois ter um diagnóstico outra vez aqui na Estefânia», defendeu.

A ARSLVT pediu ao responsável para não fazer mais declarações sobre o assunto.

As urgências nocturnas pediátricas aos domingos e segundas-feiras, entre as 22:00 e as 08:00, são asseguradas pelo Hospital de Santa Maria. Na segunda-feira só havia dois médicos e, face à afluência, o próprio director do serviço teve de prestar serviço.

Santa Maria tem 55 pediatras mas só 18 fazem urgências

Questionado sobre a alegada falta de pediatras no Hospital de Santa Maria, o nistro da Saúde salientou que nesta unidade hospitalar existem 55 pediatras, dos quais apenas 18 fazem urgências.

«Temos 44 pediatras no Santa Maria e mais 11 internos, há 55 pessoas, das quais apenas 18 fazem urgências», afirmou Luís Filipe Pereira.

«Estamos a mudar coisas que não eram mudadas há muitos anos e que por vezes são mal compreendidas, mas é inevitável para beneficio da população», acrescentou.

«Há profissionais de outro hospital, São Francisco Xavier, também concentrados no Dona Estefânia, e não levantaram nenhum problema», salientou.

«Em vez de deslocarmos a população, deslocamos os profissionais, parece-me a situação correcta», argumentou Luís Filipe Pereira.

Redação