vida

Ordem dos Médicos pede mais pediatras à tutela

A Ordem dos Médicos reconheceu, nesta terça-feira, que a falta de pediatras nas urgências nocturnas em Lisboa representa uma situação grave, pelo que pediu ao Ministério da Saúde para contratar mais profissionais.

Depois de uma reunião com responsáveis dos três hospitais de Lisboa com atendimento nocturno a crianças, o Hospital Dona Estefânia, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São Francisco Xavier, um comunicado da secção regional do sul da Ordem dos Médicos explica que há a necessidade de repensar o actual sistema de urgência.

A Ordem dos Médicos propõe ao ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, que sejam contratados «médicos com experiência no diagnóstico e tratamento de crianças, preferencialmente especialistas de pediatria» para reforçar as equipas desta área e quer que «os conselhos de administração dos hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia sejam imediatamente autorizados a proceder a tal processo».

Os elementos que participaram na reunião consideram que se estar «perante uma situação com contornos de gravidade, dado que não há elementos de reserva que permitam fazer face a imprevistos ou ao anormal fluxo que possa resultar, por exemplo, de uma situação epidémica».

A Ordem dos Médicos diz reconhecer a necessidade de no período nocturno de urgências, no Hospital Dona Estefânia, «estarem presentes pelo menos sete médicos» e de haver um período de «sobreposição parcial das equipas com vista à adequada transição de funções», o que não aconteceu nas noites de domingo e segunda-feira.

A Ordem dos Médicos pediu ainda à tutela para que sejam abertas as vagas por preencher dos quadros dos hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia, como as «vagas solicitadas e não autorizadas».

Redação