Os Quinze e o Parlamento Europeu chegaram a acordo sobre a criação do «céu único» europeu, um projecto de harmonização do controlo aéreo na União Europeia. Segue-se a aprovação do texto pelos ministros dos Transportes e eurodeputados.
De acordo com uma fonte do secretariado do Conselho de ministros da UE, duas delegações dos Quinze e do Parlamento Europeu chegaram ontem à noite a um acordo, em sede de conciliação, sobre o projecto do «céu único europeu».
O projecto, que a comissária dos Transportes, Loyola de Palcio, considera um dos mais importantes desta legislatura, deverá agora ser formalmente confirmado pelos ministros dos Transportes da União - que já tinham dado «luz verde» ao documento- e pelo Parlamento Europeu em sessão plenária.
O documento visa homogenizar, a partir de 2005, os procedimentos nacionais de controlo aéreo, nomeadamente através da criação de um espaço aéreo europeu único nas altitudes de voo mais elevadas abrangido por regras comuns.
Os sindicatos dos controladores aéreos, sobretudo os frabceses, têm-se oposto a este projecto, considerando que está em causa a privatização do espaço aéreo, uma vez que o projecto prevê a intervenção de empresas privadas em alguns sectores como na metereologia e na manutenção de radares.
Por outro lado, o documento deixa ao critério dos Estados-membros a decisão de confiarem o controlo aéreo a um serviço público ou uma empresa privada.