vida

Túnel do terreiro do Paço só abre em 2005

Novos problemas no túnel em construção no Terreiro do Paço, alertados pelo autarca Santana Lopes, que revelou que já está a contar com um atraso suplementar na conclusão das obras.

«São atrasos necessários na sequência das recomendações dos técnicos holandeses e estudos do próprio Metro. Antes de 2005 não vamos ter aquela zona pronta. No entanto, acompanho a situação, mas é o Ministério dos Transportes que deve responder por isso», confirmou Santana Lopes.

O presidente da Câmara de Lisboa remeteu os jornalista para o ministro Carmona Rodrigues.

Historial de problemas

A história dos problemas no túnel do Metro do Terreiro do Paço começa em Junho de 2000, com um abatimento de terras durante as obras, o que provocou o alagamento da galeria, com água e lodo numa extensão de 350 metros.

A circulação automóvel foi cortada e as ligações fluviais tiveram de ser desviadas durante cinco meses.

Pouco depois é detectada, no tapete de betão do túnel, uma fenda de 150 metros de comprimento por 2 centímetros de largura. Nessa fase ainda se acreditava que a obra não ia sofrer atrasos, com o prazo para a conclusão fixado para o final de 2003, inicio de 2004.

Depois de terem sido detectados vários problemas com a empreitada, os peritos de uma empresa holandesa asseguraram que o túnel até podia ser reparado, mas era preciso retirar toda a água.

Após terem estado paradas durante um ano, a obras recomeçaram em 2001.

Redação