Em Coimbra, 53 bombeiros, quase metade dos efectivos da corporação de voluntários da cidade, entregaram os capacetes em protesto contra a suspensão do comandante Jorge Bernardo.
O Serviço Nacional de Bombeiros tinha suspendido o comandante Jorge Bernardo por dois meses, devido à alegada recusa da corporação em fazer serviços de emergência e também por suspeitas de irregularidades financeiras.
O comandante Jorge Bernardo, já agradeceu o gesto dos bombeiros, mas também já fez saber que lhes vai pedir para retomarem funções.
«Fui surpreendido com uma decisão tomada por um grande número de elementos do corpo de bombeiros que, num acto de solidariedade com o seu comandante decidiram suspender as suas funções», disse Jorge Bernardo.
O comandante disse também não estar «muito preocupado porque existem outros corpos de bombeiros em Coimbra», mas salientou que «o socorro deve ser prestado, embora me sinta satisfeito com este acto de solidariedade».
«Tem havido uma certa campanha para denegrir a minha pessoa, mas indiscutivelmente que o corpo de bombeiros que trabalha comigo diariamente não se deixa enganar por factos que vão sendo falseados», sublinhou Jorge Bernardo.