vida

Marinha atenta à passagem de petroleiro

A marinha portuguesa está atenta à passagem do petroleiro russo de casco simples que vai passar ao lado da costa portuguesa com 50 mil toneladas de fuelóleo. O «Geroi Sevastopolia» deve começar a passar ao largo de Portugal hoje.

O porta-voz da armada, Gouveia Melo, disse à TSF que a corveta «João Coutinho» já partiu ao encontro do navio espanhol que tem seguido o percurso deste petroleiro.

«A armada fez sair a corveta 'João Coutinho' para se encontrar com o patrulha 'Atalaia', que está a seguir o petroleiro russo, e esse encontro prevê-se dar-se hoje entre as 15:00 e as 18:00», explicou o porta-voz da armada.

«O que nós vamos fazer, para já, é garantir que o petroleiro russo faça um trajecto fora da ZEE portuguesa, uma vez garantido isso há outras formas de fazer o seguimento do navio sem ter a necessidade de estar permanentemente um navio de guerra junto ao petroleiro», segundo explicou Gouveia Melo.

O porta-voz sublinhou que «ainda não foi decidido se será ou não (uma presença) permanente», dado que isso «depende da atitude do comandante do petroleiro, mas tudo indica que tem uma atitude cooperante, e portanto, essa presença permanente é dispensável»

Esta operação conta com a presença de 150 homens da marinha portuguesa.

O petroleiro russo, de casco simples, com 50 mil toneladas de fuelóleo, dirige-se a Singapura e vai passar entre as ilhas dos Açores e Madeira. O plano de viagem indica que vai passar sempre fora da Zona Económica Exclusiva de Portugal.

Redação