No mesmo dia em que o Bispo dos Açores fez um apelo para que sejam denunciados mais casos de pedofilia no arquipélago, foi anunciada a criação de uma equipa especial para acompanhar as supostas vítimas de pedofilia na região.
Para acompanhar as supostas vítimas de abusos sexuais nos Açores vai ser criada uma equipa especial destes menores. O anúncio foi feito por Dulce Rocha, a presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em risco.
«Entendido que era preferível ao fazer uma comissão, uma equipa específica para esse efeito e penso que essa é talvez a mais importante deliberação de hoje da comissão», afirmou Dulce Rocha, em São Miguel, pouco depois da reunião com a Comissão de Protecção de Menores de Lagoa.
Bispo dos Açores pede que se denuncie pedofilia
O bispo dos Açores defende o fim da impunidade como o primeiro passo para proteger os menores que são vítimas de abuso sexual no arquipélago. Don António de Sousa Braga na mensagem de Natal sustenta que é preciso não ter medo da verdade em nome das vítimas e é necessário acabar com a presunção de impunidade.
«Não lancei uma caça às bruxas, só fiz ver que se há crime, não é a investigação que cria o crime, o crime é descoberto pela investigação, benvinda a investigação e o crime tem de ser descoberto e punido», disse.
«Gostava que as pessoas vissem com bons olhos o facto das coisas estarem a ser averiguadas e que também colaborem, se há casos que tenham coragem de denunciar», acrescentou.
Pedofilia no interior das famílias silenciada, diz bispo
O bispo dos Açores faz assim um apelo para que a população não tenha medo e confie na justiça. Don António de Sousa Braga lembrou ainda os casos de abuso sexual que ocorrem dentro das próprias famílias.
«A pedofilia, a mais grave ainda, acontece no seio das famílias tanto acontece aqui nos Açores, como em todo o mundo. O silêncio é sobretudo maior em relação a estes casos, mas agora começa a ser curado e ainda bem», afirmou.
As vítimas não devem ser esquecidas nem um momento que seja, acrescentou ainda o bispo dos Açores.