vida

Governo promete novo politécnico em Aveiro

Marques Mendes esteve, segunda-feira, em Aveiro, para assinalar os 30 anos da Universidade. O ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou que a cidade vai ter um novo politécnico.

Na cerimónia em que a Universidade de Aveiro celebrou 30 anos de existência, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, anunciou que a instituição vai receber uma «prenda» do Governo.

Foi durante o seu discurso que o responsável deu a conhecer a vontade do Executivo em aprovar o diploma que permite a criação de um novo politécnico em Aveiro.

«Com vista à criação da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro Norte, assim dando satisfação a uma nova e importante aspiração desta Universidade, de resto vivamente partilhada quer com os autarcas quer pelo movimento empresarial da região», declarou Marques Mendes.

O ministro adiantou ainda que prevê que a aprovação do diploma aconteça no princípio de 2004. Em cima da mesa está também a forma como irá funcionar este estabelecimento de ensino, estando em aberto se o novo politécnico se irá espalhar sobre os diferentes concelhos de Aveiro ou ficar concentrado em apenas um.

A reitora Helena Nazaré mostrou-se surpreendida com o anúncio de Marques Mendes, lembrando que o politécnico é uma aspiração antiga da Universidade de Aveiro e que a formação que vai permitir é essencial para o tecido produtivo da região.

Redação