O Metro do Porto pode chegar a Vila Nova de Gaia no fim de 2004. O presidente da Comissão Executiva do Metro do Porto, Oliveira Marques, diz que não há ainda certezas, mas os trabalhos estão acelerados, para que a ligação possa ser concretizada.
Oliveira Marques explica que se trata de «um desejo muito forte, para abrir até ao final do ano, parte, pelo menos, da linha de Gaia. Entre a Trindade e algures, Gaia, mas para já é um desejo, sobre o qual estamos a trabalhar muito fortemente e julgo que já se nota uma aceleração da obra».
No entanto, o responsável refere que «a viabilidade disto depende da rapidez com que forem construídas as estações de São Bento e dos Aliados», já que se trata de estações subterrâneas.
No entanto, Oliveira Marques conta ter, no mês de Janeiro, dados suficientes para confirmar se o Metro chegará a Vila Nova de Gaia no fim de 2004.
Para já, está confirmada a conclusão da linha Matosinhos-Antas para Maio de 2004 e o prolongamento da linha da Póvoa até à estação de Pedras Rubras.
Ligação directa Gondomar/Campanhã é «insustentável»
Sobre o traçado alternativo para a ligação entre Gondomar e Campanhã, Oliveira Marques entende ser «tecnicamente inviável e economicamente insustentável».
Algumas personalidades ligadas ao PS de Gondomar tinham proposto uma ligação directa entre Valbom e Campanhã, com um percurso mais curto que o previsto, mas Oliveira Marques sublinha que as soluções apresentadas para vencer o vale de Campanhã não são viáveis.