O petroleiro russo que está a passar ao largo da costa portuguesa está a cumprir todas as recomendações da Marinha. O navio transporta 50 mil toneladas de fuelóleo, por isso a sua travessia está a ser vigiada de perto.
O «Geroi Sevastopolia» está ao largo do arquipélago da Madeira, fora da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa, revelou hoje à TSF o porta-voz da armada, Gouveia e Melo.
«O navio Geroi Sevastopolia encontra-se a 226 milhas oeste noroeste do arquipélago da Madeira. Está a dirigir-se para sul, passando por fora da ZEE portuguesa da Madeira», revelou.
O navio de caso único transporta 50 mil toneladas de fuelóleo a bordo, por isso, em caso de acidente poderia pôr em risco a costa portuguesa, à semelhança do que aconteceu com o «Prestige» em Espanha.
Apesar dos receios, o porta-voz da armada garante que o comandante do «Geroi Sevastopolia» está a cumprir todas as recomendações da Marinha portuguesa.
«O navio cumpriu tudo o que estava previsto e todas as combinações que tinha com a Marinha portuguesa no sentido de passar fora de todas as ZEE», admitiu Gouveia e Melo.