vida

Infantário encerrado devido a dois casos de meningite

O infantário da Associação Cultural e Recreativa de Travassôs, e Fafe, foi encerrado, este sábado, devido ao internamento hospitalar de duas crianças, diagnosticadas com meningite.

Em Fafe foi confirmado o internamento de duas crianças, uma no hospital de Guimarães outra no Santo António do Porto. Esta última apresenta um diagnóstico reservado.

O delegado de Saúde, Manuel Matos de Oliveira, da região de Fafe revelou à TSF que «está confirmado que há duas crianças internadas».

Este caso levou já ao encerramento do infantário, que estará fechado durante uma semana para desinfecções. Avançaram também as medidas de prevenção profiláticas para as 120 crianças que frequentaram o mesmo estabelecimento.

Também a directora do infantário, Celeste Silva, adiantou que o estado da criança internada com meningite é estável e que esta foi internada, na passada sexta-feira, no Hospital de Santo António, no Porto.

«O internamento desta criança foi-nos informado no momento em que estava a realizar-se a festa de Natal para as crianças, pelo que aproveitámos para avisar os pais reunidos no nosso salão de festas», explicou a directora.

Celeste Silva adiantou ainda que de imediato foi dada «a todas as 120 crianças medicação indicada para a profilaxia da meningite».

Há ainda uma outra criança do infantário da Associação Cultural e Recreativa de Travassôs que desde há três dias está internada no Hospital de Guimarães, mas a doença de que padece nada tem a ver com meningite.

Assim, e na sequência destes casos, o Centro Cultural e Recriativo de Travassôs, que também tem um centro de idosos, decidiu suspender as suas actividades até que a desinfecção, ordenada pelo delegado de Saúde de Fade, Matos Oliveira, seja efectuada.

Devido a esta decisão, a festa de Natal dos idosos daquele centro, que estava marcada para este sábado, foi cancelada.

Redação