vida

Enfermeira da Maia com pena reduzida

Maria do Céu Ribeiro foi condenada a sete anos e meio de prisão por prática de abortos, entre outro crimes, mas viu a sua pena reduzida para metade. A enfermeira da Maia é uma das 38 pessoas abrangidas pelos indultos concedidos este ano pelo Presidente da República.

Entre as 38 pessoas a quem Jorge Sampaio concedeu indultos este ano está Maria do Céu Ribeiro, enfermeira da Maia condenada por prática de abortos na sua residência e por falsificação de documentos e desvio de medicamentos no hospital onde trabalhava com a mesma finalidade.

A decisão do Presidente da República reduziu a pena para metade, devendo a reclusa deixar o Estabelecimento Prisional de Felgueiras já no próximo mês de Fevereiro, segundo o «Jornal de Notícias».

A enfermeira fazia parte de um grupo de 42 mulheres que foram julgadas no Tribunal da Maia pela prática de abortos clandestinos ou por terem interrompido a sua própria gravidez. Maria do Céu Ribeiro foi a única condenada a sete anos e meio de pena de prisão efectiva.

Segundo o JN, o indulto de Jorge Sampaio foi solicitado por um abaixo-assinado de 2624 cidadãos, entregue nos serviços da Presidência ainda durante o ano de 2002.

Redação