vida

Metro vai servir mais 30 milhões de passageiros em Março

O Metro de Lisboa vai servir mais cerca de 30 milhões de passageiros por ano a partir de Março, com o prolongamento da linha amarela até Odivelas e a abertura de cinco novas estações, num investimento total de 326 milhões de euros.

O primeiro-ministro, Durão Barroso, fez uma viagem experimental até à estação de Odivelas e adiantou que o prolongamento desta linha pode retirar cerca de cinco mil carros por dia da Calçada de Carriche. «Estes cinco quilómetros são importantes, porque vão servir mais 30 milhões de passageiros por ano e podem pôr fim ao calvário da Calçada de Carriche», afirmou.

A viagem assinalou ainda o 44º aniversário do Metro de Lisboa e, pela primeira vez ultrapassou os limites do concelho de Lisboa, com o prolongamento da linha Amarela e com a abertura das estações de Quinta das Conchas, Lumiar, Ameixoeira, Senhor Roubado e Odivelas.

O investimento em causa é de 326 milhões de euros. A rede do Metro de Lisboa passa a ter uma extensão de 33.7 quilómetros, com 46 estações, prevendo-se ainda o alargamento até à Amadora, a partir de Maio.

«Queremos que estes concelhos deixem de ser vistos como dormitórios. Vão ser criadas centralidades e haverá melhor qualidade de vida para grande parte da população. Na área da Grande Lisboa vive um quarto da população portuguesa», sublinhou o chefe do Governo.