vida

Cerco apertado à velocidade e ao álcool

A operação Ano Novo está nas estradas desde a meia-noite. Bombeiros e GNR estão de prevenção e apelam a «cuidados redobrados» devido à previsão de chuva. O controlo do álcool e da velocidade serão os alvos principais das autoridades.

Cerca de quatro mil agentes da GNR e bombeiros estão de prevenção nas estradas portuguesas desde a meia-noite de hoje. Devido à previsão de chuva, que normalmente aumenta a sinistralidade nas estradas, a GNR pediu «cuidados redobrados» aos automobilistas.

O comandante Matos Sousa, da GNR, explicou à TSF que o cerco vai ser especialmente apertado ao álcool e ao excesso de velocidade numa operação que vai colocar meios especialmente perto de zonas de diversão.

Até ao final da «Operação Ano Novo», domingo à meia-noite, 1.375 patrulhas da GNR, apoiadas por dois helicópteros, controlarão diariamente o trânsito nas artérias mais movimentadas.

Cerca de 1.200 bombeiros, com mais de 300 veículos, também estarão de prevenção nas estradas portuguesas, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

O ano passado, no mesmo período, os acidentes de viação em Portugal causaram 19 mortos e 35 feridos graves.

Na semana do Natal, no entanto, o balanço foi menos trágico que em 2002: pelas contas da Brigada de Transito da GNR, entre os dias 22 e 28 de Dezembro, verificaram-se 992 acidentes de viação, menos 527 que em igual período do ano passado.

O número de mortos e feridos graves também baixou, de 14 para oito, e de 64 para 44, respectivamente.