Desporto

Real Madrid - Barcelona: começa hoje e acaba amanhã. Porquê?

Juan Medina/Reuters

É um jogo que começa hoje às 23h (hora espanhola) e vai terminar já no dia 17, quinta-feira. Tudo culpa dos cinco encontros da Champions marcados para esta quarta-feira.

O objetivo é que nenhum jogo retire brilho aos jogos da Liga dos Campeões.

As federações de futebol dos diferentes países têm um acordo com a UEFA e as Ligas Europeias de Futebol Profissional para evitar que os jogos europeus coincidam com qualquer outro. Acontece que o acordo expirou no final da temporada passada mas a Federação Espanhola quer respeitá-lo, já que espera que todas as partes renovem o contrato num futuro próximo. Assim, a UEFA garante que o superclássico espanhol não tira o brilho das partidas da Liga dos Campeões...

Ainda por cima, para esta quarta-feira, há um jogo que envolve uma equipa espanhola: o Sevilha frente aos turcos do Basaksehir.

No passado mês de março, os ingleses arriscaram uma pesada sensação por não cumprir as regras aquando de um Manchester City - Stoke City para a Premier League. Já os espanhóis decidiram não arriscar em casos semelhantes.

E já agora, para quem estiver em Madrid para assistir ao duelo entre merengues e catalães, a menos que o jogo se prolongue além do habitual (horas extras e, no pior caso, penalidades), o metro da capital vai permanecer aberto até às duas da madrugada. A linha 5 é que permanece fechada para obras.