Mundo

Papa viaja para a Colômbia com esperança na "reconciliação"

Tony Gentile/Reuters

Entre esta terça-feira e 10 de setembro, Francisco vai estar na Colômbia para uma visita onde espera dar mais um passo para a paz.

O Papa Francisco já vai a caminho da Colômbia para uma visita de três dias onde pretende apelar ao país que faça uma "verdadeira reconciliação" na sequência dos acordos de paz entre o Governo e a guerrilha das FARC.

Durante a visita, até 10 de setembro, Francisco vai visitar várias localidades, mas o momento-chave da visita papal será o encontro de oração pela reconciliação nacional, na sexta-feira, na cidade de Villavicencio.

O Vaticano reitera que a visita de Francisco à Colômbia não tem conotações políticas, no entanto o Papa fará um apelo fim de 52 anos de guerra civil no país.

Francisco também poderá aproveitar a passagem por Medellín, no penúltimo dia da sua visita, para fazer uma referência ao problema do narcotráfico, um dos estigmas da Colômbia.

O avião partiu de 10h12 (hora de Lisboa) e deve aterrar em Bogotá às 22h30 (hora de Lisboa), sendo que o voo da companhia aérea Alitalia foi obrigado a mudar a rota para evitar o furacão Irma, que está atualmente sobre as Caraíbas.