O secretário de Estado do Ambiente entende que o Dia Europeu sem Carros tem tido resultados que resultaram na aplicação de 695 medidas permanentes que ficam após a iniciativa. Já o presidente da Associação dos Cidadãos Auto-mobilizados considera que a iniciativa tem passado ao lado da população.
O secretário de Estado do Ambiente discorda de que o Dia Europeu sem Carros, que se comemora esta sexta-feira, em vários municípios portugueses, é um dia sem exemplo no ano.
Em declarações à TSF, Humberto Rosa lembrou que a Semana Europeia da Mobilidade, semana em que onde a iniciativa do Dia Europeu sem Carros está integrada, resultou na aplicação de 695 medidas permanentes.
«Isto dá-nos uma média de quatro por município em 2004, enquanto que a média europeia era de 2,7 por município. Em 2005, a média foi de 3,5 com uma média europeia de 2,3. Isto quer dizer que estamos acima da média europeia em medidas permanentes», recordou.
Segundo Humberto Rosa, cerca de 30 por cento das medidas permanentes, ou seja, que ficam mesmo após a Semana Europeia da Mobilidade estão relacionadas com a transformação de ruas onde circulavam automóveis em artérias apenas para peões.
«Depois há as que se relacionam com a utilização da bicicleta e com as ciclovias que são cerca de 18 por cento e há medidas diversas e genéricas relacionadas com a acalmia, ordenamento e controlo de tráfego que são cerca de 15 por cento», concluiu.
Por seu lado, o presidente da Associação do Cidadãos Auto-mobilizados entende que esta iniciativa tem sido positiva, mas entende que o Dia Europeu sem Carros tem passado ao lado da população.
«Os estados e as localidades querem mostrar uma folha ecológica e na medida que se trata de um acto de propaganda tem a sua eficácia. Mas, o objectivo para uma associação como a nossa que o Dia Europeu sem Carros fosse um dia de reflexão sobre modelos de mobilidade urbana está muito longe de ser conseguido», acrescentou Manuel João Ramos.
O presidente da ACA-M considera ainda que esta iniciativa não é lançada por cidadãos e pela sociedade civil, mas sim que essa mesma sociedade civil «se sujeita com maior ou menor paciência e com pouca compreensão e por outro procurando saber o que está implicado na proposta».
Em Lisboa, o dia é comemorado com o encerramento das ruas entre o Rossio e a Praça de Espanha, uma iniciativa que é seguida por diversos concelhos da Margem Sul e da zona a norte da capital.
Guarda, Chaves, Pinhel, Vila Real, Aveiro, Tavira, Loulé e Vila Real de Santo António são exemplos de outros municípios que também comemoraram o Dia Europeu sem Carros.