vida

Helene pode atingir Açores

O furacão Helene poderá vir a atingir os Açores, mas apenas como depressão extra-tropical como o Gordon. O Helene encontra-se a 1700 quilómetros do arquipélago, podendo vir a perder força e atingir o Corvo e as Flores provocando ventos até aos 100 km/h.

O furacão Helene, que poderá vir a atingir o Grupo Ocidental das ilhas do Açores, encontra-se a 1700 quilómetros do arquipélago, podendo perder força nas próximas horas podendo chegar a estas ilhas como depressão extra-tropical, tal como o Gordon esta semana.

Segundo fonte do Instituto de Meteorologia em Ponta Delgada, citada pela Lusa, a tempestade «encontra-se muito afastada» do arquipélago, pondo, no entanto, vir a atingir as ilhas das Flores e do Corvo com ventos até 100 km/h e ondulação até oito metros.

Caso venha a alterar a sua trajectória para sul, o Helene poderá vir a atingir as restantes ilhas do arquipélago açoriano, mas também com menos força e também como depressão extra-tropical.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões de Miami, o Helene, que este sábado voltou a ganhar a categoria de furacão, desloca-se para este-nordeste à velocidade de 35 km/h provocando por agora vento que rondam os 150 km/h.

Redação