vida

Furacão Helene perde força e incomoda pouco as ilhas

O Helene já não vai incomodar muito os açorianos. O furacão perdeu força nas águas frias do Atlântico e não passa agora de uma depressão extra-tropical. O alerta amarelo mantém-se apenas no grupo ocidental.

O arquipélago dos Açores não deverá ser muito fustigado pela passagem do furacão Helene. O furacão perdeu força, em virtude das águas frias do Oceano Atlântico, e não passa agora de uma depressão extra-tropical.

Cerca das 15:00, o Helene estava centrado aproximadamente a 770 quilómetros a noroeste da ilha das Flores, com deslocamento para nordeste com 33 quilómetros por hora.

Ainda assim, e segundo o Instituto de Meteorologia de Ponta Delgada, o Grupo Ocidental (Flores e Corvo) será atingido por ventos fortes, com rajadas que poderão chegar aos 110 quilómetros por hora, e por ondulação forte que poderá atingir os seis metros.

Por esta razão, explicou à TSF o meteorologista João Fernandes, mantém-se o alerta amarelo para a velocidade média do vento e o alerta laranja para rajadas de vento entre 100 e 110 quilómetros e para a ondulação.

Estes alertas estão previstos manterem-se até às 18:00 horas de segunda-feira.

Redação