vida

Swiss anula 120 voos

A companhia aérea Swiss, propriedade da transportadora alemã Lufthansa, anulou 120 voos previstos para esta terça-feira, afectando metade das ligações a destinos da Europa, devido a uma greve dos pilotos.

Numa conferência de imprensa, a Swiss adiantou que cerca de quatro a cinco mil passageiros na Europa foram afectados por estes cancelamentos de voos.

Em greve encontram-se os pilotos das Linhas Aéreas Europeias da Swiss, que conta com 260 profissionais que operam aviões tipo Avro, que representam metade (24 aparelhos) da frota da companhia.

Os restantes aviões, Airbus A320, estão a operar esta terça-feira sem problemas.

A Swiss assegurou que, na medida das possibilidades, os passageiros poderão alterar as suas reservas ou obter o reembolso do preço do bilhete sem custos suplementares.

A paralisação de um dia foi convocada pela Associação de Pilotos da Swiss com o objectivo de negociar um acordo colectivo que substitua os contratos individuais em vigor desde 1 de Abril.

A companhia aérea está em desacordo com esta reivindicação, porque argumenta que as condições exigidas pelos pilotos não permitem garantir a rentabilidade da frota.

De acordo com a Swiss, esta foi a razão pela qual lhes propôs contratos de trabalho individuais «em condições conformes às que se praticam no mercado».

Redação