vida

Parlamento Europeu rejeita proibição

O Parlamento Europeu rejeitou esta quinta-feira, em Bruxelas, uma proposta que apelava à proibição das corridas de touros. A Associação Animal diz que já esperava esta decisão.

A sugestão para a proibição da corrida de touros surgiu num relatório de opinião, elaborado pela eurodeputada alemã Elisabeth Jeggle (Partido Popular Europeu), com diversas recomendações para o próximo Plano de Acção Comunitário relativo à Protecção e ao Bem-Estar dos Animais.

Um dos pontos contidos neste «parecer» dava conta da preocupação relativamente ao sofrimento dos animais de combate e sugeria à comunidade europeia que pusesse fim aos «combates de cães, touros e galos», adoptando, ao nível nacional ou comunitário, medidas legislativas apropriadas.

Os principais grupos políticos do Parlamento Europeu opuseram-se a este ponto, pelo que recusaram a sugestão da eurodeputada.

Em reacção, a Associação Animal disse já esperar a rejeição pelo Parlamento Europeu da proposta que apelava ao fim das touradas.

«Já existiram, no ano passado, tentativas de acabar com as touradas, mas contaram sempre com a oposição de Espanha e Portugal», afirmou o presidente da Associação Nortenha de Intervenção Animal, Miguel Moutinho.

Redação