vida

Sindicatos entregam pré-aviso de greve

Os trabalhadores do Metro de Lisboa vão voltar a paralisar. A Federação dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU) entregou, esta segunda-feira, o pré-aviso de greve para os dias 31 de Outubro, 7 e 9 de Novembro.

O documento prevê uma paragem de cinco horas por dia, o que aumenta em uma hora o período de paralisação que foi cumprido nas últimas greves.

O sindicalista Diamantino Lopes explica que esta greve é a consequência da falta de resultados da reunião de sexta-feira na secretaria de Estado dos Transportes.

O encontro acabou sem entendimento quanto à pretensão dos trabalhadores de verem prolongado até 2011 o acordo de empresa em vigor, que termina no final do próximo ano.

«Acabámos de entregar um pré-aviso de greve nos respectivos ministérios e no Conselho de Gerência do Metro, tendo em vista três paralisações de cinco horas cada nos próximos dias 31 de Outubro, 7 e 9 de Novembro, das 6:30 até às 11:30», afirmou.

Diamantino Lopes explica que não vê abertura por parte do Governo para resolver as insatisfações dos trabalhadores, mas se o cenário mudar o dirigente sindical admite recuar quanto às greves agendadas.

«Desde que haja abertura seja por parte do Conselho de Gerência seja do Governo imediatamente encetaremos conversações com o objectivo de desbloquear este conflito, que é isso que pretendemos», acrescentou.

O Metro de Lisboa já sofreu, este ano, quatro greves que custaram à empresa 400.000 euros com o aluguer de autocarros para garantir o transporte alternativo.

Redação