vida

Portugueses vão pagar dez euros por cirurgia

As novas taxas da Saúde estão fixadas. A partir de 2007 os portugueses vão passar a pagar dez euros por cada cirurgia realizada em ambulatório.

A proposta de Orçamento de Estado tabela também em cinco euros a taxa de internamento, um valor a pagar nos primeiros dez dias de permanência no hospital.

As condições de isenção das taxas não são alteradas, sendo mantidas para doentes crónicos e pessoas com baixos rendimentos.

O Movimento dos Utentes da Saúde já comentou estes valores. Santos Cardoso considera que o Governo está a avançar para um modelo que contraria o que está consagrado na constituição.

«É o caminho, a abertura subtil, lenta, para o princípio do utilizador-pagador, o que contraria o que está consignado na Constituição da República, que é um Serviço Nacional de Saúde tendencialmente gratuito», afirmou.

Santos Cardoso alertou também para o facto de estar «cientificamente provado que as classes mais pobres são as que mais adoecem» e por isso considera que estas vão ser as mais penalizadas.

O Movimento dos Utentes da Saúde adianta ainda que o ministro da Saúde, Correia de Campos, conhece pouco do país real e não tem ideia da dimensão da pobreza.

Redação