Os sindicatos dos professores classificam de «insultuosa» e «ameaçadora» a posição do secretário de Estado Jorge Pedreira, que esta quinta-feira avançou com a possibilidade de fechar as portas às negociações.
O secretário de Estado Jorge Pedreira deixou um aviso aos sindicatos: a resposta do ministério à proposta avançada pela plataforma é a última oportunidade oferecida aos sindicatos.
«Se as organizações sindicais persistirem em manter um clima de conflitualidade e continuarem a programar acções de luta como as das últimas semanas, não haverá possibilidade de desenvolver esse trabalho», afirmou o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, em conferência de imprensa.
Na resposta à posição do ministério, Mário Nogueira, da Plataforma de Sindicatos dos Professores, vê nas palavras de Jorge Pedreira um insulto e uma ameaça.
«O ministério da Educação faz um ultimato às organizações afirmando que não abre mão de uma série de questões. E ameaça os sindicatos dizendo que se o barco for ao fundo são eles os primeiros a afogar-se», critica o sindicalista.
«O secretário de Estado não percebeu que está num país democrático, mas nos vamos fazer tudo para que ele compreenda isso», garante Mário Nogueira.