Sociedade

Uma em cada 10 crianças em todo o mundo é vítima de trabalho infantil

Soe Zeya Tun/Reuters

Os números são números da Organização Internacional do Trabalho, que alerta para o facto de, a manter-se este ritmo, não ser possível acabar com o trabalho infantil até 2025.

Mais de 150 milhões de crianças em todo o mundo são forçadas a trabalhar.

O trabalho infantil está mais presente no continente africano, com uma em cada cinco crianças obrigada a trabalhar. É a região com maior risco de trabalho infantil, seguida da Ásia e do Pacífico.

Ainda assim, o estudo da Organização Internacional do Trabalho mostra que o trabalho infantil não se limita às regiões mais pobres, com números expressivos para o continente americano e para a Europa.

Cerca de um terço das crianças afetadas não vão à escola. As estimativas mostram que há mais rapazes forçados a trabalhar do que raparigas mas os números não incluem as tarefas domésticas.

Mais de dois terços das crianças trabalham em negócios e quintas de família.

Além do trabalho infantil, o estudo da Organização Internacional do Trabalho mostra que mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de escravatura moderna, dos quais 10 milhões são crianças.

Construção civil, pesca e agricultura, trabalho doméstico ou trabalho sexual, são os setores que mais absorvem trabalho escravo, sendo que 99 por cento das vítimas de trabalho sexual forçado são mulheres.

Sara Melo Rocha