vida

Ligação Porto-Vigo em 2013

A ligação Porto-Vigo em comboio de alta velocidade (TGV) vai ser antecipada, estando o seu funcionamento previsto para 2013. A garantia foi dada pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

A ligação Porto-Vigo em comboio de alta velocidade (TGV) não só vai ser antecipada, como vai estar concluída antes de 2015.

Ouvido pela TSF, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, adiantou que viajar do Porto a Vigo em TGV poderá ser possível já em 2013.

«Do Porto até Braga, nós vamos aproveitar a linha que já está requalificada e, depois, vamos construir de Braga a Valença. Por volta de 2013, a linha entre Porto e Vigo estará em funcionamento», assegurou.

No futuro, sublinhou, «faremos a transposição para a bitola europeia numa solução mais económica, inicialmente prevista pelo Governo anterior e compatível com o que se vai fazer também em Espanha».

Em relação às restantes duas linhas em comboio de alta velocidade (Porto-Lisboa e Lisboa-Madrid), o ministro disse que as estações já estão igualmente definidas.

De acordo com Mário Lino, a ligação entre as duas maiores cidades portuguesas vai ter paragens em Aveiro, Coimbra e Ota.

A entrada do TGV no Porto será feita pela Ponte São João, ao passo que em Lisboa, segundo o jornal «Público», o comboio entrará pela margem norte do Rio Tejo, o que implicará a construção de uma nova ponte e de vários quilómetros de túneis e viadutos.

Questionado sobre o facto da ligação Lisboa-Madrid ter paragens em Évora, segundo indicações do presidente da REFER, o titular das Obras públicas confirmou a informação, sendo que haverá também uma estação em Elvas-Caia.

Redação