Cerca de 300 elementos da PSP estão, esta segunda-feira, envolvidos numa mega-operação de fiscalização ao transporte escolar colectivo e ao transporte particular de crianças, em 42 postos de fiscalização fixos na Aérea Metropolitana de Lisboa. O objectivo é saber se os condutores estão a cumprir a legislação relativamente ao transporte de crianças.
A operação começou hoje às 06:30 e terminou às 9:00, repetindo-se da parte da tarde a partir das 17:00.
Em Lisboa estão colocados postos fixos na Avenida das Descobertas, Avenida da República e na Avenida Estados Unidos da América, nos dois sentidos.
Segundo fonte policial, estão também a decorrer operações idênticas em Cascais, Oeiras, Amadora, Loures, Odivelas, Vila Franca e Torres Vedras, além de haver ainda mais cerca de 30 postos móveis.
A operação destina-se a verificar se os condutores estão a cumprir a legislação em vigor desde Maio relativamente ao transporte de crianças: se têm até 12 anos, 50 quilos e 1,5 metros de altura.
Os agentes estão a verificar, nos transportes particulares, os sistemas de retenção: cintos de segurança, «cadeirinhas» e assentos.
Quanto ao transporte escolar colectivo de crianças, a Policia está a verificar se, além das «cadeirinhas», os veículos têm estojos de primeiros socorros e se, além do condutor, têm um vigilante para as crianças.
Os agentes estão ainda a verificar se os transportes escolares têm extintores e se as crianças não têm acesso aos fechos das portas.
Entretanto, em declarações à TSF, Paula Monteiro, do Comando Metropolitano da PSP, fez um primeiro levantamento das infracções verificadas.
«A maior parte de infracções detectadas, até ao momento, diz respeito sobretudo à falta de "cadeirinhas" ou do próprio assento», afirmou.