vida

Chuvas fizeram subir nível de água armazenado

O volume de água armazenado subiu em todas as albufeiras em Outubro, quando a precipitação foi o dobro da que Portugal regista em média nesse mês, segundo o boletim de armazenamento do Instituto da Água.

Das 57 albufeiras monitorizadas pelo Instituto da Água (INAG), 20 apresentavam no último dia de Outubro uma capacidade armazenada superior a 80 por cento do volume total, enquanto noutras nove os níveis eram inferiores de 40 por cento.

Os armazenamentos de Outubro de 2006 eram superiores às médias de armazenamento do mesmo mês no período entre 1990 e 2000, excepto nas bacias de Ribeiras do Oeste e Mira, para o que contribui a grande quantidade de chuva que caiu.

Em Outubro, Portugal registou mais do dobro da precipitação média que se verifica normalmente neste mês (196,2 milímetros para uma média de 92,5 milímetros).

Em Setembro, Portugal apresentava uma precipitação inferior à média (762,2 milímetros para 912,5 milímetros), mas bastante superior à do ano anterior quando caíram apenas 401,2 milímetros de chuva.

No último dia desse mês, das 57 albufeiras monitorizadas pelo INAG, 18 tinham uma disponibilidade de água inferior a 40 por cento do volume total e apenas quatro tinham uma reserva superior a 80 por cento.

No ano passado, Outubro foi igualmente um mês chuvoso o que permitiu na altura inverter a tendência de perda que se verificava nos níveis de água armazenados nas barragens, que reflectiam ainda o longo período de seca que afectou o país.

Redação