vida

Mau tempo faz prejuízos de um milhão de euros

Os prejuízos provocados pelo mau tempo, no concelho de Santiago do Cacém, deverão atingir um milhão de euros, segundo as estimativas do presidente da autarquia. Abela e São Domingos foram as freguesias mais afectadas pelas chuvas fortes. Entretanto, já foi constituído um gabinete de crise para acompanhar a situação.

No concelho de Santiago do Cacém, os prejuízos provocados pelo mau tempo deverão chegar a um milhão de euros, segundo as estimativas do presidente da autarquia.

«Eu estimo que os prejuízos sejam na ordem de um milhão de euros, considerando danos da área privada, danos públicos divididos entre estradas de Portugal e município de Santigao do Cacém e as freguesias respectivas», estimou.

Ouvido pela TSF, Vítor Proença disse ainda que já entrou em contacto com a governadora Civil de Setúbal, a fim de acompanhar a situação.

A Câmara de Santiago do Cacém constituiu, entretanto, um gabinete de crise. Também a governadora Civil de Setúbal, Teresa Almeida, de visita esta manhã à freguesia de Abela, prometeu accionar os necessários apoios, depois do levantamento dos prejuízos que se estendem igualmente à freguesia de São Domingos.

De acordo com Vítor Proença, há necessidade, pelo menos, de realojar três famílias, que ficaram com as casas completamente alagadas.

«Há casos de realojamento em São Domingos, que estão a ser tratados com a Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Segurança Social para realojar pessoas, uma vez que houve casas danificadas», explicou.

O autarca indicou que, no imediato, estas pessoas vão ficar em casa de familiares, havendo um caso para uma instituição de solidariedade, tendo em conta que se trata de uma pessoa com idade avançada.

Em São Domingos, ainda segundo o autarca, o quadro é «catastrófico», em virtude dos fortes prejuízos registados nos acessos, havendo estradas «completamente destruídas».

Redação