A circulação de comboios rápidos na Linha do Norte está interrompida. As fortes chuvas inundaram o túnel de Fátima, no distrito de Santarém. A água chegou a atingir meio metro de altura.
São sete os comboios que estão parados, quatro no sentido Porto-Lisboa e três no sentido contrário, incluindo o Sud-Express.
Rui Reis, porta-voz da REFER, não sabe ainda quando é que a situação vai ser retomada.
«Temos informação de que a água no túnel chegou a atingir os 50 ou 60 centímetros de altura o que levou a suspender a circulação ferroviária. Estamos a acompanhar o processo e logo que possível retomaremos a circulação, mas neste momento ainda não é possível dar qualquer tipo de previsão», afirmou.
Contactada pela TSF, a CP diz que está a tratar do transbordo dos passageiros afectados para autocarros.
Joaquim Chambel, comandante distrital do Serviço Nacional de Bombeiros, explicou à TSF que já aconteceram «múltiplas inundações» no distrito de Santarém, em casas e estradas, que tiveram início na zona de Alcanena e em Pernes».
«Com o avançar da tarde também Torres Novas acabou por sofrer consequências e neste momento são os concelhos de Ourém e Tomar que se encontram mais afectados com o aumento do caudal do rio Nabão e com o arrastamento de terra e pedras, devido à forte chuvada», explicou.
O nível das águas do Nabão em Tomar deve subir até aos cinco metros cerca das 21:00 e vários estabelecimentos comerciais do centro histórico já encerraram, estando a ser colocadas protecções contra as inundações, segundo fonte dos bombeiros.