Peritos estão a analisar a origem da avaria na rede eléctrica alemã que sábado deixou sem luz milhares de pessoas na Europa Ocidental, incluindo Portugal, mas ainda não encontraram as causas, informou o porta-voz da rede eléctrica RWE, Rhein-Ruhs.
A interrupção no fornecimento de energia teve origem numa avaria na zona da Renânia do Norte e Vestefália, na rede alemã, propagando-se a várias zonas da Itália e França, onde afectou cerca de cinco milhões de habitantes, cerca de 10 por cento da população, interrompendo mesmo a circulação dos comboios de alta velocidade.
«As causas e a origem da avaria ainda não foram encontradas», afirmou o responsável, acrescentando que até ao final do dia poderá haver mais
informações sobre o caso.
A avaria na rede alemã provocou apagões no oeste e sul da Alemanha, bem como na Bélgica e França, onde quase cinco milhões de consumidores foram afectados.
A falha na rede alemã foi sentida em Itália, Espanha, Portugal e no norte de África.
Na Alemanha, o corte, afectou centenas de milhares de pessoas do norte da Vestefália, Baviera e Baden-Würtemberg, bem como a zona norte de Sarre e Renânia-Palatinado.
A polícia e os bombeiros receberam milhares de chamadas, mas não foram detectados incidentes de ordem pública nem alterações no tráfego aéreo e nos hospitais.
Portugal foi um dos países europeus afectados sábado pelo corte no fornecimento de electricidade provocado pela avaria na rede eléctrica alemã.