Este domingo algumas povoações do distrito de Santarém vão ficar isoladas por causa da água. O caudal do rio Tejo está a aumentar devido às descargas das barragens. Perante a situação o plano distrital de cheias já foi accionado.
O Governador civil de Santarém, Paulo Fonseca, explicou à TSF que accionou de imediato o plano distrital de cheias como medida de precaução.
«Significa uma prevenção para estarmos mais habilitados a responder às situações de emergência que vão surgir eventualmente nas próximas horas, na medida em que existem um conjunto de barragens que têm necessidade de fazer as descargas de água em função da imensa chuva que tem caído», adiantou.
O responsável afirmou ainda que as barragens de Castelo de Bode e de Fratel «estão próximas do limite», pelo que estão a efectuar descargas de água elevadas, que vão fazer subir o caudal do rio Tejo.
«Vamos ter situações de isolamento de algumas povoações, o que nos obriga a activar o plano distrital de cheias de modo a termos uma outra capacidade de resposta em termos de dispositivo. É preciso estar em alerta», disse.
Reguengo do Alviela e Pombalinho são algumas localidades que podem ficar, este domingo, cercadas pelas águas.
Nesta altura a barragem do Fratel está com 99 por cento de capacidade. O caudal que está a entrar nesta barragem é de 1900 metros cúbicos por segundo quando a média diária é de 200.
Em Almourol, na estação de medição do Instituto da Água, os dados recolhidos apontam para 1400 metros cúbicos por segundo, quando a média diária é de 300.