Vários deputados portugueses ao Parlamento Europeu enviaram uma carta ao comissário europeu do Ambiente, pedindo um parecer favorável à barragem do Baixo Sabor, que consideram ter uma «importância estratégica» para Portugal.
A carta, assinada por 17 eurodeputados do PS, PSD, CDS-PP e PCP, foi dirigida na semana passada ao comissário Stavros Dimas, numa altura em que o executivo comunitário analisa uma queixa apresentada pelos ambientalistas Plataforma Sabor Livre contra a construção da barragem no Nordeste Transmontano, por motivos ambientais.
Os eurodeputados destacam o aproveitamento hidroeléctrico do Biaxo Sabor, apontando que este empreendimento «é uma peça chave do programa português de produção de electricidade a partir de fontes renováveis de energia, designadamente no seu segmento eólico, presentemente em fraco desenvolvimento».
Por outro lado, os eudeputados sustentam que, com o Baixo Sabor, passará a existir uma possibilidade efectiva de gestão hidrológica do rio Douro, actualmente inexistente, uma vez que permitirá o controlo hidrológico da bacia portuguesa do rio Douro e dos quatro empreendimentos hidroeléctricos já construídos.
Na missiva, os eurodeputados sublinham ainda que estudos recentes permitiram concluir que a afectação de espécies e habitats induzida pela construção do empreendimento é de uma forma global significativamente inferior àquela que tinha sido inicialmente estimada, «aquando da realização do estudo de impacto ambiental, efectuado sobre o projecto, ainda em fase de estudo prévio».
Municípios transmontanos promovem debate
A Associação de Municípios Transmontanos do Baixo Sabor promove esta terça-feira, em Lisboa, um seminário sobre a polémica barragem, contestada há mais de uma década por ambientalistas e apoiada pela maioria da população.
«Barragem do baixo Sabor: uma opção ambiental» é o tema do debate promovido pelos municípios que defendem o empreendimento e pretendem «desfazer o mito de que construir a barragem é inimigo do ambiente».