A Câmara Municipal de Lisboa emitiu um alerta esta quarta-feira: há pessoas que se estão a faz passar por funcionários da autarquia para entrarem nas habitações, alegando que vão fazer uma vistoria ao imóvel. A autarquia não disse qual poderá ser o objectivo destas falsas vistorias.
Esta situação tem vindo a verificar-se com maior regularidade na zona da Baixa-Chiado, onde os falsos funcionários se apresentam nas casas fora das horas normais de expediente com a justificação de que se encontram no local para realizar uma vistoria, adianta a autarquia, em comunicado.
Uma fonte do gabinete da vereadora do Urbanismo, Gabriela Seara, contou à agência Lusa um caso de funcionários da autarquia que foram realizar uma vistoria a uma casa na Baixa e a moradora lhes disse que já tinha estado no local uma equipa no dia anterior.
Há ainda alguns relatos que chegam à autarquia sobre situações idênticas em que as pessoas se fazem passar por funcionárias da autarquia ou das sociedades de reabilitação urbana, adiantou a mesma fonte, acrescentando que os casos ainda não foram contabilizados.
Face a esta situação, a autarquia esclarece os lisboetas que «as vistorias, ou qualquer outro tipo de visita realizada por funcionários da Câmara de Lisboa ou de qualquer outra entidade a ela afecta, se efectuam única e exclusivamente durante os dias úteis no período da manhã entre as 09:30 e as 12:30 ou no período da tarde, das 14:00 às 17:30».
O município avisa também que todas as vistorias são marcadas através de uma notificação escrita enviada para a morada do proprietário do imóvel.
A autarquia aconselha ainda os munícipes a pedirem a identificação dos funcionários e a cópia da notificação enviada pela Câmara de Lisboa aos proprietários das casas.