vida

«Encaro a greve com a maior tranquilidade»

O ministro das Finanças disse não estar muito preocupado com a greve da Função Pública que começou esta quinta-feira. Para Teixeira dos Santos, a maioria dos serviços «está a funcionar».

O ministro das Finanças mostrou-se tranquilo em relação à greve da Função Pública, ao afirmar que a «generalidade dos serviços está a funcionar» e que «não existem grandes sinais de perturbações» no país.

«Encaro a greve com a maior tranquilidade, respeitando o exercício desse direito legítimo por parte dos trabalhadores», afirmou Teixeira dos Santos, à entrada para o último dia de debate do Orçamento de Estado para 2007.

O titular da pasta das Finanças aproveitou ainda para acusar os sindicatos de «falta de abertura», ao estarem contra tudo aquilo que o Governo tem proposto, como as propostas de reestruturação do sector, de revisão de carreiras, da mobilidade e da revisão do sistema de avaliação.

Teixeira dos Santos lamentou que os sindicatos «contrariem a atitude de abertura responsável à reforma que tem sido manifestada pela generalidade dos sindicatos europeus» e adiantou que irá manter as suas propostas de reforma.

«Se mantivéssemos tudo como está, os próprios funcionários públicos não tinham perspectivas a prazo, nem em termos de carreiras, nem ao nível dos seus salários. O país não está em condições de sustentar uma administração pública que, de ano para ano, fica cada vez mais cara», explicou.

O ministro disse ainda que o Governo está empenhado «em criar uma administração pública ao serviço do país e com progressões nas carreiras mais realistas e adequadas ao desempenho de cada um dos funcionários».

Redação