vida

Sindicatos acreditam numa maior adesão

Os sindicatos acreditam que a adesão à greve da Função Pública nesta sexta-feira poderá ser superior à verificada na quinta-feira. Segundo as estruturas sindicais, os primeiros dados indicam que na recolha de lixo e em alguns hospitais a adesão à paralisação foi total.

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública acredita que a adesão à greve da Função Pública durante esta sexta-feira poderá ser superior à registada na quinta-feira, dia em que esta paralisação se iniciou.

Ouvido pela TSF, Nobre dos Santos lembrou que o nível salarial dos funcionários públicos não permite que todos façam greve nos dois dias, um problema que se agrava quando um casal é constituído por dois trabalhadores da Função Pública.

«Soubemos de colegas que nos disseram abertamente que não conseguiriam fazer os dois dias de greve, portanto fariam só um dia. Estamos convencidos que, em muitos sectores, onde houve adesões inferiores, existirão aumentos de alguns pontos percentuais», acrescentou.

Entretanto, a dirigente da Frente Comum, Ana Avoila, adiantou que os primeiros dados disponíveis sobre esta greve mostram que os valores se mantiveram no sector da recolha do lixo e na saúde, mas que também existiu aumentos na adesão em algumas situações.

Esta sindicalista, que coloca a adesão à greve na capital em 60 por cento, diz que nos hospitais de Curry Cabral, S. Francisco Xavier, Santa Maria e S. José a adesão à paralisação foi mesmo total.

Ana Avoila confirmou ainda que em várias câmaras municipais em todo o país, onde na quinta-feira, já se tinha verificado uma adesão total à greve, esta voltou a acontecer esta sexta-feira.

Redação