vida

Nenhum trabalhador português quis ser repatriado

Nenhum trabalhador português em situação de exploração no sul da Holanda mostrou ao embaixador de Portugal vontade de ser repatriado. A revelação foi feita pelo secretário de Estado das Comunidades.

Segundo António Braga, o embaixador de Portugal em Roterdão esteve reunido, na noite de segunda-feira para hoje, com os trabalhadores para fazer uma avaliação da situação.

O secretário de Estado indicou que «os trabalhadores apresentaram algumas denúncias de incumprimento do contrato de trabalho», sublinhando, no entanto, que «ninguém mostrou, até agora, vontade de ser repatriado».

Questionado sobre se os trabalhadores tomarem essa decisão de depois de saberem que teriam de reembolsar o Estado pela viagem, o responsável disse que «não».

António Braga revelou ainda que, no seguimento das denúncias feitas, o embaixador na Holanda vai informar as autoridades holandesas para que se inicie um processo de investigação.

No passado sábado, cerca de 80 trabalhadores portugueses no sul da Holanda denunciaram que estavam sem receber o salário há duas semanas, sendo que alguns já não tinham comida.

Entretanto, pelo menos quatro portugueses vão regressar hoje a Portugal.

Redação