O secretário-geral das Nações Unidas alertou, esta quarta-feira, que as alterações climáticas «não são assunto de ficção científica». Kofi Annan defendeu que será menos custoso reduzir agora as emissões poluentes do que enfrentar as consequências mais tarde.
No discurso de abertura do segmento ministerial da Conferência sobre Alterações Climáticas de Nairobi, Kofi Annan avisou que «as alterações climáticas destroçaraão colheitas, porão em perigo as populações costeiras, destruirão ecossistemas e aumentarão os conflitos pelos recursos»
«Isto não é ficção científica. São cenários possíveis baseados em modelos científicos», alertou.
O secretário-geral da ONU sublinhou que será muito menos custoso reduzir agora as emissões poluentes do que enfrentar as consequências mais tarde.
Annan defendeu ainda que é necessária mais «coragem política» para lidar com as alterações climáticas.
A Conferência de Naibori está a discutir as novas formas de intensificar a luta contra as alterações climáticas, debruçando-se sobre o pós-Quioto (a aprtir de 2012).
O período Pós-Quioto e o envolvimento dos países em vias de desenvolvimento, como a Índia, a China e o Brasil nos esforços de redução dos gases com efeitos de estufa são alguns dos assuntos prioritários deste encontro.