vida

Sismo forte provoca alerta de tsunami

Um forte sismo com a magnitude de 8,1 na escala de Richeter atingiu as ilhas Curilas, um arquipélago dividido entre a Rússia e o Japão. O sismo provocou um alerta de tsunami, tendo, para já, uma pequena onda de 40 centímetros atingido uma região a norte do Japão.

Um alerta de tsunami foi emitido na sequência de sismo com a magnitude de 8,1 na escala de Richter e que atingiu as ilhas Curilas, um arquipélago actualmente dividido entre o Japão e a Rússia.

Segundo a agência meteorológica japonesa uma pequena onda de 40 centímetros atingiu, entretanto, a região de Nemuro, no norte do Japão, podendo seguir-se mais ondas que poderão chegar aos dois metros.

O alerta de tsunami foi ainda emitido para as costas norte e central de Honshu, a principal ilha do Japão, e também para as costas das ilhas Curilas.

Na ilha de Hokkaido, a segunda maior do arquipélago nipónico, apesar de muitos não terem sentido o sismo, as autoridades, por precaução, mandaram parar os comboios e pediram às pessoas para se deslocarem para as partes mais altas da ilha.

Redação