vida

Protecção Civil eleva alerta para amarelo

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) elevou para amarelo o nível de alerta devido ao mau tempo. A meteorologia está a prever para, esta tarde, chuva forte a muito forte e rajadas que podem atingir os 120 quilómetros por hora nas terras altas.

O SNBPC elevou o nível de alerta para amarelo (o terceiro mais grave) com reforço da vigilância da situação a nível distrital e local, em estreita colaboração com os institutos da Meteorologia e da Água.

A meteorologista Idália Mendonça explicou à TSF que esta situação de grande instabilidade no estado do tempo fica a dever-se a uma passagem de um sistema frontal de forte actividade que começou nas regiões do Litoral sul e vai estender-se a todo o território.

«Temos uma previsão de chuva temporariamente forte que começou pelo litoral e deverá estender-se ao resto do território continental», disse.

«A situação mais problemática em termos de chuva deverá acontecer durante a noite, mas vamos já ter chuva moderada a forte durante a tarde», acrescentou.

Idália Mendonça adiantou ainda que a temperatura deverá descer na quinta-feira, principalmente durante a tarde, embora esteja prevista uma diminuição gradual da intensidade do vento e da chuva a partir da manhã.

A meteorologia alerta também para a intensidade do vento que pode atingir rajadas de 120 quilómetros nas terras altas.

«Em relação ao vento é que está lançado o alerta laranja em alguns distritos, muito especialmente os que têm as terras mais altas, onde as rajadas podem atingir valores da ordem dos 120 quilómetros por hora. Esta situação deverá manter-se até ao início da manhã de amanhã», afirmou.

Nas regiões do litoral o vento pode atingir os 80 quilómetros por hora e nas terras altas do sul valores na ordem dos 90 quilómetros por hora.

O alerta laranja para a situação de vento vigora nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Coimbra.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil recomenda à população medidas de autoprotecção que passam pela limpeza dos sistemas de escoamento de águas e retirada de objectos que possam ser levados pelo vento.

Redação