As chuvas estão a provocar dezenas de inundações nos pisos térreos e caves de vários estabelecimentos da baixa de Lisboa, devido à entrada de águas provenientes do Tejo nos sistemas de esgotos.
Segundo uma fonte dos bombeiros, as águas atingiram os sistemas de esgotos devido à subida do caudal do rio Tejo, saindo pelas sanitas das casas de banho das lojas e mesmo pelos rodapés.
Na Rua Augusta, os bombeiros estão a retirar água de pelo menos duas lojas de roupa cujas caves estão completamente inundadas, o que, segundo os proprietários, trará grandes prejuízos.
«Nunca vi nada assim na minha vida. O prejuízo é incalculável», afirmou o gerente de uma loja de roupa em cuja cave a água atinge cerca de meio metro.
Na Praça do Comércio, vários edifícios, entre os quais os ministérios da Justiça e da Administração Interna, ficaram parcialmente inundados, mas os funcionários afirmam não haver prejuízos.
Lisboa foi o distrito mais afectado pelo mau tempo, que por todo o país provocou esta sexta-feira centenas de inundações e quedas de árvore, embora se preveja melhoria a partir das 00:00, divulgou a Protecção Civil.